Olá pessoal.
Tudo bem?
Hoje vou falar um pouco sobre o último livro que eu li. Eu ganhei de presente de férias de uma pessoa – uma das responsáveis pela minha paixão por leitura – que sempre me dá livros. Se chama O Pequeno Filósofo e foi escrito por Gabriel Chalita. Autor frequente nas listas de Best-sellers brasileiros.

O Pequeno Filósofo apresenta ao leitor uma reflexão filosófica sobre os assuntos mais complexos, revestidos de uma linguagem acessível não só a intelectuais. Basta sacar um pouco de filosofia.. aquela básica que você aprendeu no Ensino Médio é suficiente.
De forma simples, essa obra linda e delicada (como uma pétala de rosa) meio que dá uma aula do método filosófico de Sócrates. A técnica de investigação criada pelo filósofo - e que segue em uso até hoje - baseia-se em diálogos nos quais, por meio de perguntas simples, o professor leva o aluno a aprender, a pensar por si mesmo e a descobrir seus próprios valores.
O livro é quase todo constituído de diálogos entre dois personagens: o narrador e o pequeno filósofo. Praticamente, nada se sabe a respeito deles. Ao longo da narrativa e das conversas, o narrador se revela aos poucos, timidamente. Nada é explícito. Toda a história transcorre quase como se fosse um sonho, sem tempo nem lugar definidos, como se tudo fosse mantido fora de foco para dar todo o destaque ao embate de ideias provocado pelo pequeno filósofo.
A princípio, antes mesmo de terminar a leitura, achei que o narrador tivesse morrido e que o filósofo fosse um anjo, mas ao término me surpreendi.
Superou todas as minhas expectativas.
Você gosta de ler? Então vai gostar muito desta obra.
Se gostar de filosofia, vai amá-la!
Super-recomendo. Está na minha lista de melhores livros.. E olha que é difícil entrar pra esta lista.
Bom, por hoje é só.
Beijinhos e até a próxima :)