23 de set. de 2013

Fim de semestre? Se joga na Yoga



Eu sei, você sabe, todo mundo sabe que este semestre está passando muito rápido. Para quem já está no fim da faculdade – como eu e a Gabi – é acrescentada a carga da monografia e as intermináveis pesquisas. Nesta hora, chocolate engorda, dormir é luxo e o melhor para acalmar é algo muito simples: a yoga. A prática equilibra corpo e mente e traz inúmeros benefícios para os estudantes – ou qualquer pessoa que esteja estressada.



Em uma pesquisa publicada no jornal oficial da Society for Development and Behavioral Pediatrics e abordada em matéria pelo Science Daily, foi descoberto que a prática da yoga possui efeitos psicológicos positivos na vida dos estudantes. Os benefícios vão desde conseguir ignorar aquele grupinho chato que fica implicando contigo, até suportar a pressão da apresentação de um trabalho na frente da turma. “A prática da yoga nos transforma em pessoas melhores e capazes de aguentar tantas adversidades no dia-a-dia. Para as mulheres, a yoga traz benefícios sem fim!” – explica a professora de yoga Patricia Pimentel, que também é sócia da Yogachic – Roupas para yoga.

Ok entendi, agora eu quero provas!


Querida leitora, eu sei que você não aceita qualquer afirmação sem provas, então nós também fomos em busca de estudos na área. Em Massachusetts, foram escolhidos aleatoriamente alunos do ensino médio que cursavam Educação Física e a turma foi dividida naqueles que queriam escolher Yoga como atividade e aqueles que continuaram no ritmo normal (dois terços escolheram yoga). Eles usaram a técnica do Kripalu yoga (que é como se fosse uma subdivisão da hata-ioga, que conta com uma abordagem solidária e enfatiza a meditação, a cura física e a transformação espiritual, que acaba afetando a forma como você vive diariamente. Interessante não?




Mas espera que tem mais! Os estudantes fizeram uma bateria de exames psicossociais antes e depois das 10 semanas de prática de yoga. Além disso, fizeram também testes de habilidades como resistência, controle de raiva e cansaço mental. O resultado foi: adolescentes que praticaram yoga tiveram melhores pontuações muito maiores nos testes psicossociais. Os estudantes que continuaram com as aulas normais de Educação Física aumentaram os níveis de ansiedade e problemas de humor. Inclusive o pessimismo e pensamentos negativos aumentaram neste grupo, enquanto a positividade aumentou nos estudantes que fizeram yoga.


Assista o vídeo e se inspire!








E você, que tal começar a relaxar com a prática da Yoga?


* Texto escrito pela Júlia Medici.





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Toda Cute - All Rights Reserved 2012/2014 ©

Layout: Bia Rodrigues | Modificado por Gabrielly Seabra